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E-commerce

Por Delvair Macedo - 30/01/2012

Como começar uma Loja Virtual?

Cada vez mais ter um E-Commerce (loja virtual ou loja online) tem passado pela cabeça dos empreendedores. É um mercado que está cada dia mais tentador e movimenta bilhões de reais anualmente. Mas ao mesmo tempo que é tentador, muitos empresários tem diversas dúvidas como: “Quanto custa? Em quanto tempo vou ter retorno? Quais são os riscos? Vale a pena?”. Então escrevi este post para orientar os novos navegantes desse mar de oportunidades.

Dicas para entrar no Mercado Digital

O mercado digital, indiferentemente do setor que se pretende atuar, possui diversas peculiaridades e uma maneira diferente de se planejar uma estratégia. Abaixo seguem 4 tópicos importantes para quem pensa em entrar nesse mercado:

1. AUTO-CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO

É preciso conhecer bem a sua própria empresa, e que tudo esteja muito organizado antes de partir para o mercado digital, pois o despreparo e a desorganização podem queimar a sua empresa no mundo digital. Cuidados como: entender suas limitações territoriais e saber qual região atender, ter uma agência especializada na web para atender suas demandas e gerenciar sua marca na internet e principalmente “dar um passo de cada vez”.

2. O MERCADO

É preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e o seu mercado no mundo “real” e no digital, para desenvolver estratégias específicas para eles. Oferecer informações úteis para o consumidor é uma boa maneira de atrair possíveis compradores para a sua loja, mas para isso você precisa saber o que eles precisam e quais são as suas dificuldades e dúvidas.

3. O DESIGN

O design do seu site irá não só trazer uma aparência mais agradável e mais credibilidade à sua loja virtual como irá dispor da melhor maneira a interface para que o usuário encontre o que procura e concretize a compra. Para isso, a agência de design realiza estudos de usabilidade visual, design da informação antes de desenvolver o design da interface.

4. TENDÊNCIAS

É preciso estar ainda mais atento às tendências do mercado, por exemplo: uma das tendências é que até 2015 cerca de 90% do conteúdo da web será em vídeo, ou seja, se o seu site estiver preparado com um conteúdo rico em vídeos você estará adiantando tendências e levando isso como um diferencial. Outra tendência é a integração de conteúdos das mídias sociais com o seu site, como vídeos do youtube, comentário do facebook e etc..

Fatores decisivos na hora da compra

estatísticas de compra e-commerce

10 pontos impressindíveis para o sucesso nas vendas


10 pontos impressindíveis para o sucesso nas vendas

Estatísticas do E-Commerce

Abaixo seguem alguns números que vão animar ainda mais quem AINDA está pensando em entrar no mercado digital:

  • 94% dos internautas fazem compras online no Brasil. Fonte: ComScore
  • 61% dos consumidores que fazem compras online são das classes A e B. Fonte: Ibope Mídia
  • 48% dos e-consumidores tem entre 25 e 44 anos; 17% (20 a 24 anos); 15% (15 a 19 anos); 13% (45 a 54 anos); 6% (55 a 66 anos). Fonte:Ibope Mídia
  • 37% dos e-consumidores e concentram entre São Paulo e Rio de Janeiro. Fonte:Ibope Mídia
  • Brasil já possui 246 sites de compras coletivas. Fonte: Bolsa de Ofertas
  • Consumidor acessa internet 3 vezes em média para pesquisar produto antes da compra. Fonte: McKinsey
  • Até 2014, verba de marketing digital deve chegar a 19% do orçamento de marketing das empresas, ante os 10% em 2010, representando crescimento de 90%.
  • 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar produtos e serviços e 70% aprovam uso para comunicação com os clientes e consumidores.
  • e-Commerce fecha 2010 com faturamento de R$ 15 bilhões e crescimento de 40% em relação ao ano anterior. Para 2011, expectativa é crescimento de 35%. Fonte: E-Bit
  • 33% das mulheres da chamada nova classe média digital no Brasil, Argentina e México já preferem internet à TV. Fonte: Razorfish/Terra
  • 49% das principais empresas da América Latina usam pelo menos uma das plataformas das redes sociais. Fonte:Burson Mastellers
  • 15% dos brasileiros usam redes sociais no trabalho, tanto para fins pessoais quanto profissionais. Em relação ao Twitter, esse número sobe para 20%. Fonte: IDC
  • Apenas 7% dos empresários brasileiros considera indispensável participar das redes sociais. Fonte: Ibramerc
  • Brasileiro tem em média 273 amigos nas redes sociais. Fonte: Ibope Mídia
  • No Brasil, apenas 36% das grandes e médias empresas está presente nas redes sociais. Destes, 45% não atualiza o perfil da empresa no Twitter e 30% não dialoga com seus consumidores. Fonte: mWeb
  • Empresas que investem em redes sociais têm crescimento de até 18% no faturamento. Fonte: Altmer Group/Business Week
  • 87% dos brasileiros estão nas redes sociais.
  • 71% dos e-consumidores fizeram alguma compra depois de ter recebido mensagem de e-mail marketing. Fonte:Dinamize

Vamos conversar?

No Mercado Digital existe espaço para todos (os que estão preparados), vamos conversar sobre como sua empresa pode explorar esse mundo.

fontes: CiaShop, Mundo E-Commerce 1, Mundo E-Commerce 2.

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