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E-commerce, Tecnologia

Por Delvair Macedo - 30/11/2016

Chat online para e-commerce: 7 razões e 3 ferramentas para usar

As aplicações de chat online para e-commerce têm o maior nível de satisfação em relação a qualquer canal de atendimento ao consumidor, apresentando índices de aprovação de 73%. Trata-se de um percentual relevante, ainda mais quando aliado a outros benefícios da ferramenta.

Esses chats possuem uma gama de possibilidades que vão além do contato direto com o cliente, permitindo aumentar a interação com o público de maneira eficaz.

Um módulo de chat online pode ajudá-lo a passar para níveis mais profundos na relação com o consumidor e com a sua empresa online. Acompanhe como essa é a ferramenta essencial para sua loja virtual:

chat online para e-commerce

7 razões para usar chat online no e-commerce:

1. Proporciona mais agilidade ao atendimento

A demora enfrentada pelos clientes que entram em contato por telefone ou e-mail pode fazer com que eles desistam do negócio. Isso pode ser evitado ao se disponibilizar um chat online, sendo determinante para mudar a perspectiva do cliente e dinamizar a troca de informações. O chat mantém o potencial cliente informado e evita que ele deixe seu e-commerce de lado por esperar muito para sanar uma dúvida.

2. Cria um bom relacionamento com o cliente

Um atendimento rápido e eficiente faz com que seu cliente se sinta mais engajado e confortável para comprar. O chat passa a ideia de que você dá atenção ao seu público, o que cria uma atmosfera para que ele faça novas compras e indique sua loja a outros clientes.

É interessante desenvolver também um roteiro de atendimento, focado em respeito e simpatia. Dessa forma, é possível criar uma experiência de compra prazerosa.

3. Ajuda na conversão

Muitos e-commerces e sites perdem o timing do negócio ao responder e-mails contendo dúvidas simples ou clientes interessados em receber um feedback. Com uma ferramenta dedicada a cuidar dessas dúvidas, o negócio ganha tempo para outras atividades, como negociações com fornecedores, marcação de reuniões, estudo de novas oportunidades, entre outras que podem fazer o empreendimento crescer.

Essa melhora no timing ajuda na conversão, em modelos de negócios onde a decisão de compra tende à ser mais difícil para o usuário, o chat traz mais confiança e tira dúvidas básicas do usuário.

4. Proporciona maior grau de satisfação do cliente

Atualmente, o consumidor pesquisa mais antes de efetuar a compra e, quando toma sua decisão, quer resolver tudo com urgência. Ter um atendimento em tempo real garante a satisfação desse consumidor em receber uma resposta rápida e eficiente, aumentando seu interesse no que seu negócio está oferecendo.

5. Dá um diferencial ao negócio

O e-commerce que dá atenção ao cliente, respondendo seus questionamentos com rapidez, mostra-se mais profissional às vistas do consumidor. Uma resposta personalizada permite informar quanto aos detalhes, vantagens e modo de usar de um produto, por exemplo. Isso faz com que seu e-commerce ganhe atenção do público e permite que ele se destaque em meio à concorrência.

6. Permite entender suas necessidades de comunicação

O chat online para e-commerce faz com que o gestor perceba quais são os questionamentos mais comuns dos seus consumidores e quais produtos exigem mais atenção na descrição, além de aperfeiçoar os canais que mais geram dúvidas.

7. Um chat para e-commerce aumenta sua credibilidade

Quando o negócio apresenta um chat online com respostas completas e eficientes, a empresa não não só valoriza o produto como também proporciona mais segurança ao consumidor. Com essa ferramenta, você será capaz de:

  • Entender como funciona seu atendimento;
  • Entregar informações úteis;
  • Assegurar a credibilidade da loja;
  • Demonstrar que você é confiável em todo o processo de compra.

3 ferramentas de chat online para e-commerce

Chat online para WooCommerce:

YITH Live Chat

yith live chat woocommerce
Recursos:

  • Customização das mensagens (boas vindas, saudações, offline, operadores ocupados)
  • Multiplos chats divididos por abas
  • Tem uma versão grátis
  • Usuários ilimitados
  • Funciona dentro e integrado com o WooCommerce

Preço: Free – Premium US$65,00/ano

Endereço: YITH Live Chat FREE e YITH Live Chat Premium.

Intercom Acquire Live

Na minha opinião a melhor e mais completo, além de ter um design lindo, ele permite automações de mensagens que vão por chat e por email, por isso também é muito usado em sistemas SaaS (Software as a Service) e como suporte.

Recursos:

  • Criação de gatilhos (eventos disparados por ações do usuário como cliques ou tempo em uma página)
  • Visão completa do usuário (histórico de páginas visitadas, ações e etc)
  • Permite envio de arquivos e vídeos pelo chat
  • Integra com WordPress, Magento, Loja Integrada entre outras plataformas

Preço: à partir de US$49,00/mês ='(

Zopim

zopim para e-commerce

Serviço de chat líder do mercado, o Zopim é um produto da ZenDesk, um dos maiores players em soluções de suporte online.

Recursos:

Preço: Free – Basic U$14,00/mês – Advanced U$20,00/mês – Premium U$44,00/mês

Lembrando

É importante ressaltar que o chat online não é um mero canal de comunicação: ele permite ajudar na estratégia como um todo, estudar tendências e realizar pesquisas de mercado. São oportunidades que seu negócio não pode perder!

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