1+
         
Tecnologia

Por Delvair Macedo - 05/02/2017

Afinal, o que é SEM e quais são as diferenças para o SEO?

Saber o que é SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization) e a diferença entre as duas metodologias é fundamental tanto para profissionais do marketing quanto para gestores e demais interessados em reforçar a presença da sua marca no meio digital.

Para os profissionais de marketing digital, é importante conhecer as técnicas para aperfeiçoar estratégias e elaborar adequadamente o posicionamento em suas campanhas.

Já para gestores, empresários e outros profissionais, conhecimentos sobre SEM e SEO  proporcionarão uma maior consciência sobre como e onde investir seus recursos relacionados às mídias online.

Neste post, você vai conhecer o conceito, as diferenças e alguns exemplos de SEM e SEO. Confira!

O que é SEM?

Praticante todos os usuários de internet utilizam ferramentas de busca, como Google, Bing ou Yahoo quando precisam encontrar alguma informação. Uma busca rápida já oferece uma lista de links relacionados às palavras pesquisadas.

Agora vamos imaginar a seguinte situação: uma pessoa comum vai procurar sobre um assunto aleatório de um serviço que está precisando, a instalação de películas de proteção.

E se o dono da empresa de instalação de películas quiser estar nas primeiras posições do resultado quando o usuário pesquisar sobre o serviço? Isso é possível com o SEM.

SEM é uma metologia do marketing digital com o intuito de adequar a marca aos mecanismos de buscas na internet, visando a melhor posição no ranking quando o usuário realiza alguma busca. Entre as ferramentas desenvolvidas dentro de uma estratégia SEM, estão:

  • atividades de PPC (pay per click);
  • Google (Google Adwords) e Bing/Yahoo (Bing Ads), conhecidos como links patrocinados;
  • SEO.

As técnicas de SEM envolvem tanto as pesquisas orgânicas, baseadas em palavras-chave, quanto os anúncios pagos. Voltando ao exemplo, quando o usuário fizer a busca por películas residenciais, ele pode usar também termos associados: “como diminuir a incidência de luz na casa” ou “como colocar películas”, entre outros.

A lista pode ser extensa, e por essa razão é importante ter uma estratégia de SEM seja bem definida.

O que é SEO?

SEO é a metodologia que reúne as estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de uma página por meio dos resultados naturais nos sites de buscas. As técnicas são baseadas nas palavras-chave e no conteúdo relevante pesquisados pelos usuários.

As buscas são responsáveis por aumentar o número de visitas ao site e depois convertê-las em outras ações dentro da estratégia. A ideia básica é que o usuário encontre sua marca por meio das palavras-chave e permaneça próximo até a conversão, que pode ser uma venda, por exemplo.

Qual a diferença entre as duas metodologias?

O SEM é mais amplo do que o SEO, uma vez que engloba tanto os resultados dos anúncios pagos como também os resultados da pesquisa orgânica. Todas as ações para aumentar a visibilidade nos motores de buscas são ações do SEM. Já o SEO vai envolver apenas as pesquisas orgânicas.

Nessa perspectiva, é possível afirmar que o SEO está inserido no SEM. O SEM pode existir sem o SEO, tendo em vista que uma campanha pode ser realizada somente com links patrocinados. O contrário também pode existir, se a campanha for fundamentada apenas no conteúdo SEO.

Agora que você já sabe o que é SEM e a diferença em relação ao SEO, é hora de colocá-los em prática e começar sua estratégia para os buscadores. Gostou desse conteúdo? Então curta nossa página do Facebook e receba mais dicas exclusivas sobre marketing digital!

Veja Também