0
         
Ensino à Distância

Por Delvair Macedo - 02/01/2017

EAD: 5 tendências em cursos online para ficar de olho em 2017

Foi-se o tempo em que a educação a distância se limitava apenas a apresentações de slides animados e apostilhas maçantes em PDF. Hoje, essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente devido à crescente necessidade de capacitação das pessoas e dos avanços tecnológicos, que tem modernizado o sistema de aprendizado. Neste artigo, trouxemos 5 tendências de cursos online que prometem dar o que falar em 2017. Confira!

Conheça as tendências em Ensino à distância em cursos online para 2017

1. Big Data

Com o objetivo de trazer mais eficácia nos processos, o Big Data surge como um grande aliado das organizações que atuam no sistema de ensino a distância.

Por meio dele, é possível usar dados coletados para melhorar processos, além de avaliar e identificar a abordagem de colaboradores em cursos disponibilizados nas plataformas de aprendizado. Mas o que faz o Big Data ser uma tendência em cursos online para 2017?

Ao incorporar o uso de Big Data no ambiente de ensino à distância, é possível criar métodos mais eficazes e facilitar a aprendizagem do aluno direcionando seus objetivos de acordo com suas necessidades.

2. Gamificação

Simulações, vídeos narrativos e animações. Isso é gamificação. Na educação a distância, essa é uma realidade que tem mostrado que aprender também pode ser divertido.

A gamificação em sala de aula não se trata apenas do uso de jogos e realidade virtual aumentada. Mais do que isso, é a revolução do ensino e a criação de ambientes mais atrativos, com maior engajamento entre os alunos e melhor experiência de aprendizado para todas as faixas etárias.

3. Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

Com a promessa de transformar os métodos tradicionais de ensino, o conceito de sala de aula invertida desconstrói a metodologia de ensino. Como o próprio nome sugere, ao invés de aprender apenas na sala de aula, o aluno recebe o conteúdo antes da aula presencial. São aulas em vídeo, material de auxílio como textos e até games.

Por exemplo: Pedro faz um curso presencial. A instituição de ensino em que estuda utiliza o método de sala de aula invertida, ou seja, envia por meios virtuais o conteúdo que será apresentado na aula seguinte. Isso permite que Pedro tenha uma aula mais produtiva, pois ele já absorveu todo o assunto antes, através do material enviado.

4. Plataforma na nuvem (Cloud Compunting)

Trabalhar na nuvem já é uma realidade para muitos profissionais. Atualmente, o conceito de cloud compunting também ganha espaço nos cursos de EAD: além de reduzir custos de operação, promete oferecer mais acessibilidade principalmente para quem deseja se especializar e não tem condições de investir muito.

5. Mobilidade

A grande maioria das pessoas já se habituou a fazer vários procedimentos através dos dispositivos móveis. Mas o que é tendência para 2017 e promete dar o que falar é o Mobile Learning. Por meio dele, os cursos online EAD utilizam plataformas adaptadas para dispositivos móveis com o objetivo de integrar seus cursos ao maior número de pessoas e comodidade.

E então, gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro das novidades de cursos online para 2017? Assine nossa newsletter e saiba tudo em primeira mão!

Veja Também